EndoPrev

Um espaço Odontológico

sexta-feira, março 24, 2006

Endodontia na Gestação

Inúmeros estudos têm sido realizados relacionando o estado gestacional à maior inflamação gengival, a fatores de retenção adicional de placa bacteriana podendo agravar estados inflamatórios pré-existentes, a partir da influência das alterações hormonais que ocorrem neste período.
O melhor período para a execução de procedimentos odontológicos é entre o 2º e 3º trimestre de gestação, ou seja, entre a 13ª e a 38ª semana, quando o feto já está um pouco mais adaptado ao estado em que se encontra. Mas em caso de urgência (pulpites, traumatismos, processos infecciosos, etc.) este atendimento pode ser realizado em qualquer período, pois a dor e a ansiedade geradas podem ser mais prejudiciais do que o próprio tratamento odontológico.
Algumas precauções
Evitar a posição horizontal devido ao risco de pressionar a veia cava inferior, provocando uma queda de pressão arterial na paciente com possibilidade de síncope.
Executar radiografias apenas quando estritamente necessário e sempre com avental de chumbo protetor.
Não utilizar anestésicos contendo adrenalina ou noradrenalina (catecolaminas), principalmente no primeiro trimestre, pois pesquisas científicas relacionam seu uso a alterações cerebrais no feto. Deve-se dar preferência a substâncias com poder anestésico, tais como a lidocaína e a mepivacaína, atentando também para a técnica anestésica apurada e quantidade da droga injetada.
Evitar a prescrição de medicamentos com efeitos colaterais adversos ou de pouco tempo de utilização na clínica (p. ex. tetraciclinas, vancomicina, clorafenicol, quimioterápicos, etc.), além de ter o cuidado de entrar em contato com o médico pré-natalista para um acompanhamento mais seguro do caso.
O período de gestação é "curto" frente à possibilidade de um quadro irreversível, ocasionado por um tratamento mal conduzido, com conseqüências que podem comprometer a qualidade de vida da gestante e do bebê.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Era o que faltava na net. Um espaço odontológico onde possamos discutir e entender um pouco mais sobre essa especialidade.
Parabéns pela iniciativa!

Um abraço,

Vinicius Factum
Blog de um Cidadão

7:31 AM  

Postar um comentário

<< Home