EndoPrev

Um espaço Odontológico

segunda-feira, junho 26, 2006

E se os Ronaldos mudassem a estética?

A diástema, separação dos dentes superiores, de Ronaldo não pode ter uma solução por motivos profissionais e contratuais. Segundo o dentista Leonardo David, que já fez consultas para o craque por um período, o contrato do Fenômeno com a Nike tem uma cláusula em que seu sorriso é registrado pela empresa de material esportivo. Por isso, de acordo com o profissional, o jogador mantém o estilo que é conhecido mundialmente. O Ronaldo Fenômeno precisaria apenas utilizar um aparelho por aproximadamente um ano. Além disso, o atleta também precisaria trabalhar com uma fonoaudióloga e com um otorrinolaringologista. O atacante poderia continuar atuando normalmente.
O caso de Ronaldinho Gaúcho é mais complicado. O jogador teria que passar por uma cirurgia para corrigir um problema de formação de sua maxila e de sua mandíbula - parte superior e inferior da boca, respectivamente. Com isso, o jogador ficaria afastado dos gramados de três a seis meses. Além do procedimento cirúrgico, o meia do Barcelona teria que fazer um trabalho de fonoaudiologia e otorrinolaringologia.
O processo de recuperação de Ronaldinho seria, no mínimo, curioso. O jogador ficaria de "boca fechada" por um mês e se alimentando por um canudo. O atleta teria que costurar o local para não comprometer o procedimento cirúrgico. Após a cirurgia, o meia encerraria o tratamento com a confecção de dentes de porcelana, que seriam colocados no lugar dos antigos.
Clique aqui para ler na íntegra.