EndoPrev

Um espaço Odontológico

sexta-feira, outubro 13, 2006

Acupuntura na Odontologia

Seja por medo da anestesia ou de sentir dor, é comum que a maioria das pessoas estremeça só de pensar em ouvir o barulhinho da broca do dentista. Mas há pelo menos 100 anos a medicina tradicional chinesa já tinha um jeito de amenizar o terror de sentar-se à cadeira do dentista. Por meio da acupuntura, os médicos anestesiavam e tranquilizavam seus pacientes. Foi um sucesso. E como o medo é um sentimento universal, a técnica também está fazendo sucesso por aqui. Cada vez mais aumenta a procura por tratamentos odontológicos que utilizam a acupuntura para anestesiar. “O casamento da acupuntura com a odontologia se fortalece dia a dia”, afirma o dentista Orley Dulcetti, presidente do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia.
A diferença entre a anestesia convencional e a provocada pela acupuntura começa logo no momento da aplicação. É bem menos assustador saber que, ao se sentar na cadeira do dentista, o profissional colocará finíssimas agulhas em pontos estratégicos no rosto. Segundo a técnica chinesa, esses pontos são estimulados pelas agulhas, promovendo a analgesia da boca. Além disso, as picadas da acupuntura são infinitamente menos dolorosas do que as da anestesia convencional.
A anestesia ocorre cerca de 15 minutos depois. E embora à primeira vista pareça inacreditável, ela funciona. Tanto é verdade que se pode enfrentar até um tratamento de canal sob a analgesia por meio da acupuntura.