EndoPrev

Um espaço Odontológico

sábado, setembro 13, 2008

Desordens da ATM

.


Membros da equipe da AMBDOF
.
A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral. Incluem-se, entre outras, as dores de cabeça, dores com origem no sistema nervoso, dores psicogênicas (relacionadas com fatores psicológicos) e dores por doenças graves, como tumores e AIDS.
.
Muitas vezes envolve a ATM (articulação temporomandibular), que é a articulação do osso temporal com o osso mandibular.
A disfunção da articulação temporomandibular (DTM) é uma anormalidade da mesma e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação. Na verdade, a disfunção da ATM é um subgrupo das dores orofaciais. Deve ser feito um minucioso exame clínico e questionário para se obter um correto diagnóstico, pois, muitas vezes, as disfunções da ATM podem ser confundidas com outras condições dolorosas, como dores de origem dentária e infecções bucais.
.
O tratamento é baseado na visão do paciente como um todo, não se tratando a dor isoladamente.
.
Na AMBIDOF - Ambulatório de Dor Orofacial da ABO-Ba (Associação Brasileira de Odontologia), o tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar tendo como coordenador o Dr. Leonardo Trench. Fazem parte da equipe, dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e acupunturistas.
O objetivo é minimizar o desconforto, melhorar a função da articulação e promover qualidade de vida aos pacientes.
.
Segundo Dra. Andréa Maciel, Endodontista e Acupunturista da Endoprev, e membro da equipe da AMBIDOF, a acupuntura contribui muito no alívio das dores provocadas pela DTM, além de reduzir a ansiedade e o stress quase sempre associados a essa enfermidade.